Na imagem, a parede de uma sala de estar com televisão e rack modernos. Atrás da Televisão há um painél retroiluminado de policarbonato da empresa Luminstone.

Placas retroiluminadas: sofisticação e praticidade aos seus projetos

Decorar os ambientes exige atenção a todos os detalhes, desde os móveis às cores nas paredes. Porém, para dar um toque pessoal, é necessário que você saiba bem o que quer e pense no estilo final do espaço. E as placas retroiluminadas podem ser uma boa escolha para preencher essa lacuna.

Com elas, você consegue sinalizar uma mensagem específica ou a sua marca, dando destaque ao conteúdo que você precisa evidenciar de uma maneira tecnológica e moderna. Além disso, elas podem ser um diferencial em uma estratégia de identidade visual ou mesmo um coringa para o design de interiores. As possibilidades são muitas, mas é preciso entender bem sobre essas placas para tirar o melhor proveito possível.

Ficou interessado? Continue conosco para saber tudo sobre as placas retroiluminadas.

Como as placas retroiluminadas funcionam?

As placas retroiluminadas funcionam por meio de uma fonte de luz atrás de uma placa translúcida ou semitransparente. Dessa forma, é gerado um contorno iluminado que destaca as formas, figuras ou letras colocadas na camada frontal.

Geralmente, o LED é a tecnologia mais utilizada para iluminar esse tipo de sinalização por causa da sua eficiência energética, durabilidade e uniformidade na intensidade da luz. Outro ponto interessante é que muitas lâmpadas desse tipo oferecem recursos RGB (Red, Green e Blue), com milhões de cores em um único painel.

Com isso, é possível ter ainda mais controle sobre a proposta final da placa, aumentando a personalização e o destaque, mas sem gastar muito com energia ou manutenção do painel.

Quais as vantagens das placas retroiluminadas?

A lista de benefícios trazidos por essa tecnologia é extensa, mas podemos começar citando a capacidade de conferir sofisticação a um ambiente, sendo ideais para compor ambientes contemporâneos. Contudo, isso não significa que ela não é versátil, podendo servir a diferentes propósitos dependendo do design do restante do espaço.

Como dissemos ali em cima, por ser de LED, as lâmpadas das placas retroiluminadas duram muito tempo, não consomem muita energia e não geram tanto calor. Dessa forma, é possível ter um painel exclusivo que dure anos sem nenhuma intervenção. Caso você opte por cores personalizáveis, ainda é possível programar ciclos de luzes que oscilam automaticamente e conseguem reforçar a intenção da mensagem.

Outro fator que merece destaque é a qualidade geral da iluminação. As luzes são mais macias, preenchendo apenas o espaço da placa sem intervir na luz principal do ambiente. Na prática, o design pode ser visto mais facilmente a distância, chamando a atenção e conferindo a exclusividade que o ambiente merece.

Como elas podem ser aplicadas?

Por serem tão versáteis, leves e duradouras, as placas retroiluminadas podem ser empregadas tanto em projetos decorativos de casas e escritórios quanto para colaborar com a identidade visual de uma loja. Separamos as principais aplicações logo abaixo para você se inspirar.

Decorações residenciais

Os painéis de parede podem se beneficiar do contorno de luz das placas retroiluminadas para tornar o espaço mais aconchegante e chamativo. Com tons quentes, é possível fazer contrastes que destaquem uma peça ou área do ambiente sem disputar com outros elementos.

Mobiliários, como estantes, mesas e balcões, podem ter um toque futurista por meio desse tipo de iluminação. Além disso, você pode utilizar essa técnica para combinar funcionalidade e estética, até mesmo em divisórias de ambientes, aumentando a privacidade em cada um dos espaços.

Escritórios

Não são só os ambientes residenciais que podem ter um toque de sofisticação oferecido pelas placas retroiluminadas. Muitos escritórios querem passar uma imagem mais próxima, e nada melhor para isso do que itens de decoração tão modernos quanto esses.

Outro meio em que eles oferecem vantagens para os escritórios é por meio de painéis com selos de sustentabilidade e responsabilidade social. Isso contribui para a imagem de uma empresa preocupada com os pilares do ESG (meio ambiente, social e governança) e é muito valioso para clientes engajados.

Publicidade e identidade visual

Vitrines e displays decorados com placas de porcelanato chamam muito a atenção de quem está passando em frente a uma loja. Além disso, eventos e pontos de venda com esse tipo de decoração também ganham vantagem em termos de atração visual, principalmente quando o produto é sobre estética, arquitetura e beleza de maneira geral.

Elas podem ser usadas até mesmo para reforçar a sinalização já existente de uma empresa, servindo como destaque para outros tipos de comunicação visual. Imagine ter um balcão retroiluminado e como isso é capaz de chamar a atenção pela inovação no design, por exemplo.

Quais as tendências da retroiluminação?

A grande tendência que permeia qualquer tipo de sinalização eletrônica é a sustentabilidade. Isso é válido não só para materiais recicláveis usados na construção do equipamento, mas também em relação ao consumo energético, que ainda pode ser aprimorado, apesar de estar bastante avançado em comparação aos letreiros iluminados que eram amplamente utilizados em lojas, por exemplo.

Outro ponto que deve ser acompanhado de perto é o avanço da tecnologia em relação a painéis que utilizam controles inteligentes, como desligamento automático, mudança de intensidade e de cores, programabilidade e até a interação com pessoas e outros dispositivos. Com o tempo, é possível que essas placas incorporem telas de diversos formatos em sua composição, aumentando exponencialmente a capacidade de personalização dos painéis.

Como a LumiStone pode ajudar?

Combinando design elegante e tecnologia de ponta, as placas da LumiStone são ideais para uma variedade de aplicações, conferindo durabilidade, eficiência energética e um impacto visual incomparável ao seu projeto — seja para a sua casa ou para o seu negócio.

Por serem leves, compactas e de fácil aplicação, elas podem ser facilmente incorporadas a projetos que utilizam revestimentos de alto nível. A elegância que isso proporciona é ímpar, aumentando o destaque de qualquer peça que você deseje.

Sendo assim, ficou claro que as placas retroiluminadas têm diversas vantagens a oferecer, tanto em empresas como em projetos de design para residências que desejam ter um toque de modernidade. Com a facilidade de instalação e manutenção simplificada, sua única preocupação é imaginar qual será a melhor aplicação dessa tecnologia no espaço pretendido. Ainda assim, você pode contar com a LumiStone para essa tarefa.

Gostou do conteúdo e quer aproveitar os benefícios das placas retroiluminadas? Basta seguir a gente nas redes sociais — Facebook e Instagram — e entrar em contato conosco!

LEIA TAMBÉM

Na imagem um sofa branco, ao seu lado uma luminária no estilo boho, a parede é verde militar e existem diversas decorações boho chic.

Estilos de decoração de interiores para projetos em 2024

Quando o assunto é sobre os estilos de decoração de interiores, cada ano desfrutamos de novas inspirações, técnicas e tendências.

Na imagem, um mármore rosa e dourado.

Em quais áreas posso realizar a instalação de revestimento flexível?

Que o revestimento flexível tem conquistado cada vez mais espaço nos projetos não é novidade. Porém, muita gente não sabe

Decoração rústica com revestimento flexível, é possível?

A decoração rústica nunca perdeu espaço entre os estilos favoritos na hora de projetar um ambiente. Isso porque ela combina